O principal objetivo desse estudo é investigar as contribuições de uma prática pedagógica baseada no uso de metodologias ativas na formação inicial de futuros professores de Ciências. Trata-se de um relato de experiência vivenciado no contexto do estágio supervisionado na disciplina de Tópicos de Ensino de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental, com a turma de Química da Universidade Estadual da Paraíba. A abordagem incorporada nessa pesquisa se concentra no campo qualitativo descritivo, com coleta de dados feita a partir dos registros realizados no diário de campo. A prática pedagógica realizada explorou a gamificação no ensino de Ciências e embasou-se na metodologia ativa Rotação por estação, que consistiu em rotacionar os grupos em cada estação, abordando um conteúdo, um jogo e uma tecnologia digital em cada uma delas. O estudo revelou que explorar a interação entre metodologias ativas como Rotação por estação e gamificação com jogos e tecnologias digitais na formação inicial de professores se torna não apenas relevante, mas primordial para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras, que contemplem a cultura digital.