Ao longo do tempo as populações tradicionais acumulam conhecimentos ecológicos, advindo da prática de atividades como a caça. Este conhecimento é passado de geração em geração e molda, diversas características culturais, sendo uma rica e promissora fonte do saber a ser incorporada as práticas escolares. Dentro desta realidade este trabalho objetivou trabalhar os aspectos bioculturais da cidade de Mogeiro - PB, integrando o conhecimento ecológico local dos caçadores e produtoras de lambedores artesanais, participação familiar, ODS e objetivos do pacto global ao processo de letramento científicos dos alunos. Os alunos realizaram pesquisas com caçadores e produtoras de lambedores locais, utilizando questionários semiestruturados previamente construídos em sala. Posteriormente os discentes analisaram os dados obtidos utilizando porcentagem simples, com base nos resultados obtidos foram produzidos 33 Fakemons, inspirados nas espécies caçadas localmente, além de um ebook, construído com base nas receitas dos lambedores produzidos localmente. Os resultados permitiram aos alunos identificar diversos aspectos locais, que formam suas raízes bioculturais e a influência das crenças sobre o comportamento dos indivíduos no meio natural, levando o alunado a analisar e interligar de forma ativa o conhecimento teórico recebido em sala ao seu dia a dia.