Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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INTERAGINDO COM A ADOLESCÊNCIA: TRANSFORMAÇÕES MENTAIS E CORPORAIS

Palavra-chaves: ADOLESCÊNCIA, SAÚDE DO ADOLESCENTE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE Pôster (PO) / Poster Submission Gênero, Sexualidades e Educação Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Introdução: A atenção primaria à saúde (APS) surgiu para organizar o modelo assistência oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A APS atua, também, como local para o atendimento aos adolescentes, devendo ter seu acolhimento facilitado e ampliado pela equipe de saúde. A adolescência é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, pois é o período onde ocorrem a formação, preparação e transição do jovem para a vida adulta com seus respectivos direitos, deveres e responsabilidade, e é nesta fase que surgem os dilemas e mudanças de ordem física, psicológica e social. Objetivos: Estimular estudantes adolescentes para a reflexão de assuntos pertinentes a este período de vida: mudanças corporais, puberdade, sexualidade, higiene corporal, alimentação saudável, métodos contraceptivos, AIDS e outras IST. Descrição Metodológica: Estudo descritivo na modalidade relato de experiência realizado por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, que vivenciaram o Estágio Supervisionado na Atenção Primária em Saúde, e estudantes da rede de ensino de um município do interior da Paraíba. Resultados: Foram realizadas atividades socioeducativas visando à educação em saúde destes indivíduos em processo de desenvolvimento, visto que o objetivo principal desta metodologia é desenvolver nas pessoas um sentido de responsabilidade tanto como indivíduo, quanto membro de uma família e de uma comunidade. Conclusão: Sendo a adolescência um período marcado por diversas transformações, visíveis e invisíveis que ocorrerem no corpo, mente e nas condutas de um indivíduo, a realização de ações socioeducativas comprometidas para o fortalecimento da responsabilização destes jovens é de grande valia para o seu processo de formação, com garantias para o sucesso de seu completo desenvolvimento. O desenvolvimento de ações educativas permite a multiplicação e repasse de conhecimentos, para o educador e educando, e contribuem para o aperfeiçoamento da aprendizagem profissional, pois auxiliam nas trocas interpessoais que ocorrem por meio do contato com diferentes indivíduos em diferentes situações de vida.

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