OS DESAFIOS DO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CARTA ABERTA EM UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106430 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CARTA ABERTA EM UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP), propõe de modo efetivo o aprofundamento na formação teórica e prática dos residentes, de modo que possam conhecer o campo de trabalho e construir sua identidade profissional docente. Além disso, o PRP proporciona a aproximação entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, a partir dos saberes experienciais, como aponta Tardif (2014), fortalecendo os laços e trocas de experiências entre os licenciandos e os professores da rede de educação básica. Nesse contexto, o objetivo central deste texto é resgatar vivências durante a participação como residente no PRP, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2022/2024, a fim de refletir acerca da prática docente e das estratégias utilizadas durante a regência, no tocante ao ensino da produção textual. Através da análise crítica das aulas ministradas durante a regência, buscamos compreender como o programa contribui para a formação da identidade profissional e como a prática docente pode ser desafiadora. Durante o PRP, pudemos perceber que a reflexão sobre a prática docente é fundamental para aprimorar a qualidade do ensino oferecido e para a construção de uma identidade profissional mais sólida. Além disso, foi possível vivenciar na prática a importância de trabalhar de forma colaborativa com o preceptor/professor regente para alcançar objetivos comuns." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID103_TB217_14032024180004.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriatrajano06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106430 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CARTA ABERTA EM UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP), propõe de modo efetivo o aprofundamento na formação teórica e prática dos residentes, de modo que possam conhecer o campo de trabalho e construir sua identidade profissional docente. Além disso, o PRP proporciona a aproximação entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, a partir dos saberes experienciais, como aponta Tardif (2014), fortalecendo os laços e trocas de experiências entre os licenciandos e os professores da rede de educação básica. Nesse contexto, o objetivo central deste texto é resgatar vivências durante a participação como residente no PRP, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2022/2024, a fim de refletir acerca da prática docente e das estratégias utilizadas durante a regência, no tocante ao ensino da produção textual. Através da análise crítica das aulas ministradas durante a regência, buscamos compreender como o programa contribui para a formação da identidade profissional e como a prática docente pode ser desafiadora. Durante o PRP, pudemos perceber que a reflexão sobre a prática docente é fundamental para aprimorar a qualidade do ensino oferecido e para a construção de uma identidade profissional mais sólida. Além disso, foi possível vivenciar na prática a importância de trabalhar de forma colaborativa com o preceptor/professor regente para alcançar objetivos comuns." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID103_TB217_14032024180004.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriatrajano06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }