O Programa de Residência Pedagógica (PRP), propõe de modo efetivo o aprofundamento na formação teórica e prática dos residentes, de modo que possam conhecer o campo de trabalho e construir sua identidade profissional docente. Além disso, o PRP proporciona a aproximação entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, a partir dos saberes experienciais, como aponta Tardif (2014), fortalecendo os laços e trocas de experiências entre os licenciandos e os professores da rede de educação básica. Nesse contexto, o objetivo central deste texto é resgatar vivências durante a participação como residente no PRP, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2022/2024, a fim de refletir acerca da prática docente e das estratégias utilizadas durante a regência, no tocante ao ensino da produção textual. Através da análise crítica das aulas ministradas durante a regência, buscamos compreender como o programa contribui para a formação da identidade profissional e como a prática docente pode ser desafiadora. Durante o PRP, pudemos perceber que a reflexão sobre a prática docente é fundamental para aprimorar a qualidade do ensino oferecido e para a construção de uma identidade profissional mais sólida. Além disso, foi possível vivenciar na prática a importância de trabalhar de forma colaborativa com o preceptor/professor regente para alcançar objetivos comuns.