A educação básica brasileira tem sido motivo de preocupação há bastante tempo por conta dos índices alarmantes de evasão escolar e resultados insuficientes nas avaliações internas e externas realizadas nas escolas. Buscando melhorar a educação, surgem várias propostas de mudança, uma delas é o novo ensino médio. Este trabalho busca informar o leitor sobre as mudanças dessa etapa e propõe uma reflexão sobre sua efetividade. A análise deste estudo leva também em consideração o período caótico de pandemia que enfrentamos em 2020, discutindo sobre as consequências deste período para a educação brasileira. Ao longo deste trabalho, será analisada uma das mudanças do ensino médio que são as eletivas, ministradas no 1º ano, mais especificamente a eletiva de matemática básica I. Será estudado o impacto que essa eletiva teve na escola Liceu do Conjunto Ceará, observando os resultados de uma avaliação diagnóstica feita no início e no fim da eletiva. Todas as aulas estão detalhadas neste trabalho para melhor compreensão da metodologia utilizada. Os resultados apontam para a necessidade de se ofertar essa eletiva logo no primeiro semestre a fim de diminuir as dificuldades desses alunos na disciplina de matemática e trazer para eles a consciência da importância desse conhecimento. Por fim, o objetivo geral deste trabalho é entender como diversos fatores podem afetar o aprendizado e como é importante ofertar disciplinas eletivas que auxiliam no desenvolvimento dos alunos, seja para novos conhecimentos ou para buscar sanar dificuldades já existentes.