RESUMO O presente texto tem por objetivo refletir a respeito da formação continuada de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa federal instituído no ano de 2011 em todo o país. O estudo faz parte do recorte de uma pesquisa que investigou as políticas públicas educacionais de alfabetização de crianças matriculadas nas redes públicas de ensino no Estado de Alagoas. Aponta que a formação de professores no Brasil sofre modificações a partir das transformações da educação, fruto de modelos políticos, econômicos e de reformas educacionais. A prática docente precisa ser revisitada para que os professores se envolvam com frequência no intenso processo de ação-reflexão-ação. Repensar essa prática e ressignificar as experiências se torna cada vez mais distante da realidade que exige um profissional passivo, que não reflita a respeito da desvalorização da profissão. As exaustivas jornadas de trabalho impossibilitam o envolvimento com outras questões além dos afazeres laborais. A metodologia do estudo, de abordagem qualitativa, pautou-se nas análises dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais participantes do programa no Estado de Alagoas. Os resultados apontaram a fragilidade no desenvolvimento da formação continuada de professores alfabetizadores causada pelas frequentes mudanças no quadro de parte de professores, diante de interesses políticos; o que favorece a descontinuidade nas ações da profissão docente e retrocessos na política de formação continuada de professores, trazendo prejuízos à efetivação das políticas públicas educacionais de alfabetização.