Essa pesquisa apresenta como objeto de estudo o jogo como recurso didático na formação inicial de professores de Educação Física escolar. Propôs refletir sobre as percepções de estudantes e egressos do PIBID/UEPB de Educação Física sobre a trajetória docente na escola decorrente da participação no programa. Buscou-se compreender como se dá a relação didático-pedagógica com a inserção do jogo nas aulas e sua importância para a Educação Física escolar. Para tais discussões foram utilizados diversos autores como Nóvoa, Freire, Taffarel, Darido, Huizinga e Kishimoto. É uma pesquisa que se classifica como aplicada, descritiva e de natureza qualitativa a partir da pesquisa-ação, na qual utiliza o questionário como técnica de coleta de dados, os quais foram analisados de forma descritiva e interpretativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 9 estudantes/professores, sendo 3 estudantes do curso de Educação Física – UEPB e 6 professores já formados. Percebe-se que, no contexto da formação inicial de professores, o jogo é visto como um importante meio de aprendizagem e como uma forma metodológica de ensinar, pois propicia a interação entre as crianças. E, na escola, o jogo como recurso didático, contribui tanto para a formação das crianças como contribui para a formação de professores da Educação Física escolar. Consideramos que a referente pesquisa evidenciou a relevância do PIBID na promoção de novos saberes e conhecimentos que auxiliam na profissão docente, reconhecendo, portanto, a importância de todo o processo e de seu percurso no tocante a sua formação, tanto acadêmica como profissional e sua inserção no contexto escolar.