O trabalho discute a formação de educadores em Educação do Campo, ressaltando as propostas dos movimentos sociais do campo, as políticas e a contribuição das universidades públicas na formação inicial e continuada de educadores voltados para atuação em escolas no campo. No primeiro momento faz uma breve trajetória do movimento de Educação do Campo, sus concepções e princípios, em seguida analisa as políticas voltadas para formação de educadores conquistadas pelo movimento e, por último, apresenta os projetos de formação desenvolvidos pelas universidades federais públicas na Paraíba com destaque para a Universidade Federal da Paraíba e de Campina Grande. O trabalho é resultante de uma pesquisa qualitativa, tendo como estratégia um estudo bibliográfico e análise documental A pesquisa bibliográfica versou sobre as categorias Educação do Campo, formação de educadores e movimentos sociais do campo. A pesquisa documental se concentrou nos documentos dos projetos pedagógicos, resoluções que regulamentam os cursos, relatórios dos projetos desenvolvidos pelas universidades UFPB e UFCG, para identificar e analisar os princípios políticos e pedagógicos que fundamentaram a formação de educadores, assim como verificar se há sintonia com os princípios da Educação do Campo.