A construção de desenhos da paisagem da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro voltada para a formação docente, faz parte do projeto Geografia e Formação Cidadã na Baixada Fluminense: elementos para uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. O projeto procura fomentar o debate centrado na necessidade do uso dos recursos didáticos na formação cidadã dentro da escola, via aprendizagem significativa dos conteúdos. Dessa forma, nos voltamos à formação de professores. O objetivo geral é analisar a construção de desenhos da Baixada Fluminense como recurso didático na formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ). Relatamos a atividade desenvolvida na disciplina ensino de geografia I do curso de licenciatura em geografia localizado no campus de Nova Iguaçu da UFRRJ. A metodologia está presa às pesquisas qualitativas, envolvendo a leitura de textos, construção de desenhos de paisagem e discussão de seu uso como recurso didático. Dentre o referencial teórico da área de Educação e do Ensino de Geografia, destaca-se especialmente os trabalhos de Spink (1993), Callai (2005), Dias et al (2012), Santos (2013), e Moura-Fé (2014). Os desenhos da paisagem do Maciço Gericinó-Mendanha e do Pico do Tinguá configuram-se como um recurso didático relevante no ensino de Geografia Física da Baixada Fluminense especialmente para as aulas de geografia na escola básica, onde pode-se explorar diferentes conteúdos geográficos necessários para a formação dos alunos desse segmento educacional. A abordagem interdisciplinar não deve ser compreendida apenas como planejamento e atuação colaborativa de profissionais de diferentes áreas em atividades realizadas na escola e sim uma abordagem curricular integrada o Maciço do Gericinó-Mendanha e o Pico do Tinguá ganham por meio do desenho da paisagem a possibilidade de um aliado forte no ensino-aprendizagem significativa para as aulas de geografia da Baixada Fluminense.