Sistematizar projetos e as experiências adquiridas representa não apenas uma organização temporal e progressiva mas uma atividade de reflexão crítica do que foi vivenciado. O presente trabalho apresenta algumas dessas experiências oportunizadas pelo desenvolvimento de projetos no âmbito da disciplina de Projetos Integradores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAL-Campus Maceió. Tais projetos têm o objetivo primeiro de associar os conhecimentos das disciplinas técnicas e pedagógicas à prática, numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica. Nesse trabalho são relatadas as experiências com a realização de minicursos, pensados e ministrados pelos (as) discentes, com a comunidade externa e interna do campus. A pesquisa pode ser classificada com qualitativa narrativa, uma vez que se pautou na realização de observações da motivação, envolvimento, aprendizagem e feedback dos (as) discentes durante o processo de organização e execução dos projetos, bem como no feedback dos participantes dos minicursos, via resposta a questionário de avaliação. O protagonismo dos discentes na elaboração e execução de projetos estimulou o maior engajamento e aprendizagem, motivados pela confiança em seus potenciais que lhes foi atribuída. A liberdade de escolhas dos percursos metodológicos a serem trilhados e a busca pelo conhecimento necessário para tal, ganhou um novo sentido, o de que eram capazes de produzir conteúdos educacionais relevantes e fazer as inter relações entre o que se aprende nas disciplinas regulares do curso e as aplicações práticas, construindo significados e experiências significativas. O feedback dos (das) participantes dos minicursos foi bastante positivo, o que motivou ainda mais alguns dos discentes a participar de outros eventos. A finalização de cada projeto serviu, ainda, como inspiração para a autora baseando novas ideias, o que corrobora que o potencial da execução de projetos no contexto dos Projetos Integradores tem potencial para estimular o ensino e a aprendizagem nos cursos de formação de professores.