A educação sobrevive em meio a incontáveis desafios, que tornaram-se mais pulsantes nos últimos anos, em especial pós-pandemia. O uso das tecnologias, de longe, é um dos maiores desses, quiçá, no que se refere a formação de professores que aprofundou seu estado de alerta. A velocidade com que o avanço da tecnologia está sendo vivenciada vem afligindo a sociedade, em especial, o contexto educacional, visto que diariamente surgem novos desafios, como também ampliou-se os existentes. Isso, em especial, perante aos compromissos de docentes em manter os vínculos com seus alunos, e a atualização no uso de ferramentas, para que a educação prossiga como bem público e comum. O referido trabalho visa investigar sobre alguns dos principais impactos da relação educação, escola e novas tecnologias, no que tange à formação de professores nesse contexto de desafios entre potencialidades e fragilidades da educação na contemporaneidade. Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, através dos diálogos com autores como: Nóvoa (1999, 2018 e 2020), Kenski (2020), Moran (2020), Sibilia (2012 e 2020) e Santella (2020). Através de três eixos, busca-se possibilitar interatividade nas discussões, reflexões e afins, sejam trazidas pelos autores, sejam sobre esses, assim como marcas teóricas do percurso deste trabalho.