SANTOS, Lucilene Pacheco et al.. Aqui, fila não!. CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106151>. Acesso em: 27/12/2024 06:50
Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no Projeto de Assistência à docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação/LEPETE da Universidade do Estado do Amazonas/UEA, na Escola Indígena Kanata T-ykua. A práxis da assistência à docência nas escolas é realizada na Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Escola Indígena e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O atendimento às especificidades das escolas é uma grande prática de experiências interculturais de cada uma das escolas no perímetro urbano, rural ribeirinha, rural rodoviária e escola indígena. A caminhada até às escolas intercruza rizomas de conhecimentos da formação inicial com a formação continuada, em que a assistência à docência no fazer docente e na atuação dos diferentes campos das licenciaturas, percorrem caminhos entre ruas, estradas, rios e floresta na especificidade dos sujeitos e seus cotidianos escolares de 59 turmas, totalizando 135 assistências no chão da escola.