Ao longo dos tempos, a formação de professores passou por várias mudanças que contribuíram para a melhoria da prática docente, bem como dos cursos de formação, auxiliando na inserção de metodologias inovadoras, como o lúdico. O estudo teve o objetivo de averiguar se a presença do lúdico na formação inicial e continuada contribui para a sua utilização na prática docente de professores de Ciências de 6º ao 9º ano. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas relacionadas ao perfil e a presença da ludicidade na formação inicial e continuada. Os participantes possuem idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. A partir do estudo, observou-se que na formação inicial, a maioria dos professores teve contato com o lúdico, bem como aplicou atividades em escolas de educação básica durante o curso, entretanto, uma minoria pontuou a dificuldade em utilizar a metodologia por não ter contato na graduação. Dentre os professores, um não possui curso de especialização e/ou aperfeiçoamento. Seis relataram que tiveram formação continuada com a presença de recursos lúdicos há muito tempo, junto a professores do ensino fundamental dos anos iniciais e que utilizavam os conhecimentos adquiridos sobre o lúdico, adaptando para as suas respectivas turmas. Outra questão abordada pelos entrevistados é a falta de políticas públicas dos órgãos governamentais para poder oferecer formações continuadas frequentes. Conclui-se que a maioria dos professores teve a presença do lúdico na formação inicial e continuada e utilizam em suas respectivas aulas, e foi um fator que influenciou em sua aplicabilidade em sala de aula, entretanto, cobram por políticas públicas de formação de professores por considerarem formações ainda escassas no município.