A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR EM PERNAMBUCO E AS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR, À LUZ DA CRÍTICA MARXISTA
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106146 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 2305 "inscrito_id" => 10760 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR EM PERNAMBUCO E AS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR, À LUZ DA CRÍTICA MARXISTA" "resumo" => "O estudo em andamento, desenvolvido no doutorado acadêmico em educação, situa-se na Formação do Gestor Escolar em Pernambuco, tendo como foco o papel articulador que é destinado para a função do gestor escolar, sobretudo gerenciado por reformas educacionais baseadas na política neoliberal, no contexto da crise do capital. O resumo é um recorte da pesquisa e tem o objetivo de compreender a necessidade de estudos críticos sobre o objeto do nosso da pesquisa em foco, visando alcançar contribuições para o processo formativo da nossa investigação. Assim, apresentamos o Estado da Questão (EQ) o qual aproxima o objeto de investigação com as publicações das pesquisas brasileiras entre o período 2010 e 2021, a fim de realizar uma discussão, à luz da crítica marxista, sobre as concepções de gestão escolar, refletindo sobre o marco teórico, os desafios e os espaços de atuação desse profissional docente no contexto da sociedade do capital. O Estado da Questão (EQ) conferiu o conhecimento do panorama das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação entre dissertações e teses, possibilitando uma maior visão sobre o nosso objeto. Utilizamos como metodologia coletas de informações de três bancos de dados: Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD); e o Banco de teses e dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE. Como técnica metodológica realizamos um mapeamento da produção científica já publicada a fim de estabelecer uma aproximação do pesquisador com tudo aquilo que foi escrito sobre o conteúdo em análise. Deste modo, foi organizado uma pesquisa em livros, revistas eletrônicas e outras publicações sobre o tema em estudo, e em seguida o Estado da Questão." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10760_TB2305_24072023171835.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISMÊNIA NOGUEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARISMÊNIA" "autor_email" => "marismenia85@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106146 "edicao_id" => 321 "trabalho_id" => 2305 "inscrito_id" => 10760 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR EM PERNAMBUCO E AS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR, À LUZ DA CRÍTICA MARXISTA" "resumo" => "O estudo em andamento, desenvolvido no doutorado acadêmico em educação, situa-se na Formação do Gestor Escolar em Pernambuco, tendo como foco o papel articulador que é destinado para a função do gestor escolar, sobretudo gerenciado por reformas educacionais baseadas na política neoliberal, no contexto da crise do capital. O resumo é um recorte da pesquisa e tem o objetivo de compreender a necessidade de estudos críticos sobre o objeto do nosso da pesquisa em foco, visando alcançar contribuições para o processo formativo da nossa investigação. Assim, apresentamos o Estado da Questão (EQ) o qual aproxima o objeto de investigação com as publicações das pesquisas brasileiras entre o período 2010 e 2021, a fim de realizar uma discussão, à luz da crítica marxista, sobre as concepções de gestão escolar, refletindo sobre o marco teórico, os desafios e os espaços de atuação desse profissional docente no contexto da sociedade do capital. O Estado da Questão (EQ) conferiu o conhecimento do panorama das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação entre dissertações e teses, possibilitando uma maior visão sobre o nosso objeto. Utilizamos como metodologia coletas de informações de três bancos de dados: Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD); e o Banco de teses e dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE. Como técnica metodológica realizamos um mapeamento da produção científica já publicada a fim de estabelecer uma aproximação do pesquisador com tudo aquilo que foi escrito sobre o conteúdo em análise. Deste modo, foi organizado uma pesquisa em livros, revistas eletrônicas e outras publicações sobre o tema em estudo, e em seguida o Estado da Questão." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10760_TB2305_24072023171835.pdf" "created_at" => "2024-03-27 10:02:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISMÊNIA NOGUEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARISMÊNIA" "autor_email" => "marismenia85@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 321 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01" "logo" => null "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg" "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 197 "edicao_id" => 321 "codigo" => "978-85-61702-95-3" "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n EDNA CÂMARA MONTEIRO (FRCG)<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JOSY LÚCIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA <br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:17:10" "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }