Este artigo apresenta uma discussão teórico e prática, em torno de elementos, que perpassam os itinerários da curricularização da extensão nas Licenciaturas da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. A extensão compreende importante função universitária, juntamente à pesquisa e ao ensino, diante do contexto da educação superior. A concepção extensionista, que norteia esta função universitária sobre a instituição franciscana, se distancia da mera transferência de tecnologia e do assistencialismo social, tendo, na dialogicidade, a compreensão do compartilhamento horizontal das contribuições entre Universidade e comunidade. As ações de extensão têm sido pensadas sobre metodologias comunicativas- críticas, em que mobilizem sujeitos sociais, com vista a uma atitude reflexiva, em movimento interativo. O processo de curricularização da extensão, sobre nos Cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana, vêm sendo executadas sob a forma de subprojetos, alinhados a um ou mais Programas de Extensão Institucional e ao Projeto de Extensão Integrador. Estas ações integram o Programa Educação, Cultura e Comunicação. O Projeto de Extensão Integrador das Licenciaturas, abrange o tema Integração Universidade/Escola/ Comunidade, sendo desenvolvido por subprojetos, à cada semestre dos Cursos, por meio de disciplinas extensionistas. Esta aliança de importantes atores institucionais, atrelada às propostas de ações extensionistas, fortaleceu a dimensão da integralização na produção de exercícios interdisciplinares sobre a construção de saberes acadêmicos. A extensão universitária tem promovido a consolidação da relevância social e acadêmica, de ações de caráter interativo entre unidades institucionais, que integram a sociedade, para, em dimensão paritária, garantir a promoção de ganhos aos sujeitos envolvidos nestas ações.