OLIVEIRA, Gabriel Taciano De. Educação para a sexualidade: primeiros passos. Anais XI CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/10610>. Acesso em: 24/12/2024 22:30
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades de trabalhar com a educação para a sexualidade na sala de aula e analisar como os professores trabalham com a temática de educação para a sexualidade, investigando a didática trabalhada com os alunos e compreendendo as preocupações dos professores em trabalharem com a educação para a sexualidade. Algumas questões que norteiam o trabalho são levantas: como a educação para a sexualidade tem sido uma das maiores dificuldade de trabalhar com os conteúdos na sala de aula, devido ao tabu e preconceito, portanto, como se dá a formação com conteúdo que envolvam a sexualidade na sala de aula? E quais as maiores dificuldades do professores em trabalharem com esses conteúdos? Dentre as referências utilizadas está o Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Figueiró (2009), Joca (2009) e Suplicy (1990). Partimos da análise de que de questões elaborada à professores, na perspectiva de entendermos a dificuldade e empecilhos na temática educação para a sexualidade. Seguimos uma discussão teórica conceituando e contextualizando os sujeitos envolvidos, numa perspectiva da educação participativa. Enfim esse trabalho pretende entender as diferentes formas trabalhados na educação para a sexualidade e iniciar a busca por novas metodologia inovadora para poder trabalha com o tema.