A gestão democrática e participativa da educação, constitui elemento de fundamental importância para a construção de um sistema educacional que contemple e valorize a contribuição da sociedade nos processos de gestão da escola pública. O envolvimento da equipe das unidades educacionais e da comunidade nessa perspectiva, contribui sobremaneira para a construção de ações que visem a melhoria da qualidade da educação oferecida. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação - SME da Cidade de Campinas-SP, vem discutindo e implementando os princípios e fundamentos da gestão democrática por meio da Avaliação Institucional e à partir dela, utilizando-se como estratégia para sua efetivação, a constituição de Comissões Próprias de Avaliação no interior das Unidades Educacionais que compõe a Rede, além da criação de Conselhos Consultivos para a co-gestão do Sistema Municipal de Educação, em consonância com o exposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – n.: 9.394/1996).Tais Políticas Públicas tem como objetivo horizontalizar poderes de modo que cada autor do processo educacional se perceba como parceiro, agente da ação educativa e assim, protagonista nesse processo. Ressalta-se que na Educação Infantil, o processo de escuta dos bebês e das crianças pequenas necessitou de estratégias específicas, mas que garantiram formas de participação das mesmas nas discussões e implementação de melhorias. A busca pela efetividade da gestão democrática, contou com um amplo envolvimento de setores e departamentos da Secretaria de Educação, que vem consubstanciando a execução de ações e propostas de escuta e de melhoria advindas de cartas coletivas e devolutivas/ encaminhamentos de atendimento às demandas apresentadas. Este material, apresenta um estudo de caso da política de gestão democrática da educação no Município de Campinas a qual tem revelado resultados positivos, sobretudo em relação ao envolvimento e participação ativa dos diversos atores direta e indiretamente relacionados ao fazer educacional.