Este trabalho é resultante da eletiva “Cartografia Afetiva: Geografia, Desenho e Amor Pela Cidade”, realizada de modo interdisciplinar entre o ensino de Geografia e História, na EMTI Prof. Álvaro Costa, localizada no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, com alunos do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais. A produção do conhecimento cartográfico pode ser vinculada às percepções, sensações e afetos vividos no espaço. Assim, a cartografia busca não somente o qualitativo, mas também o rompimento com a separação entre sujeito (o produtor do material cartográfico) e o objeto (o espaço representado). Desse modo, a cartografia é uma forma particular de leitura (e não apenas representação) da realidade, um sistema complexo e heterogêneo, constituído pelo sujeito, sim, mas também pelas relações que ele estabelece no espaço geográfico. O objetivo é compreender como a expressão dos sentimentos e identidades podem confeccionar mapas. Como referencial teórico, o trabalho apoia-se em Freire (2002), Silva et al. (2002), Stefanello (2009) e Passini (2010). Como metodologia realizamos 1) planejamento da atividade, 2) Aulas expositivas, 3) Aula de Campo, 4) criação de croquis e mapas afetivas e 5) compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Como principais resultados temos a potencialização da aprendizagem sobre a cartografia básica, criação de croquis e mapas afetivos e compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Por fim, trata-se de uma experimentação que convida os alunos a desenvolver um olhar mais atento tanto para a cidade, produzindo representações cartográficas do mundo e de si.