Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação dos residentes do subprojeto Alfabetização desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima, no âmbito do Programa Residência Pedagógica durante o período pandêmico (outubro de 2020 a abril de 2022). Discute-se as três atividades previstas na edição deste período: preparo da equipe, planejamento e regência, com base nos estudos sobre a relação teoria e prática. Foi realizada uma pesquisa documental, que tomou como corpus 41 relatos de experiência produzidos pelos residentes do curso de Pedagogia da UFRR no período de vigência do ensino remoto, em virtude da pandemia de Covid-19. Da leitura dos documentos foram criadas as categorias de análise: a formação da equipe; relação teoria e prática; tecnologias como recursos didáticos; identidade docente e; compreensão da complexidade de ser professor em uma sociedade desigual. Verifica-se que apesar dos prejuízos provocados pelo período pandêmico na formação inicial de professores, foi possível dar continuidade aos estudos por meio do ensino remoro emergencial e aprendizagens importantes foram construídas, especialmente no que se refere ao uso de tecnologias digitais como recursos de ensino.