Este trabalho visa relatar a recriação de laboratório para realização de aula prática de zoologia de invertebrados no contexto da Educação Básica. A atividade foi proposta, organizada e refletida dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID CIÊNCIAS da Universidade Federal de Alagoas, em conjunto com o professor supervisor. O campo de atuação foi uma Escola Municipal na capital de Alagoas, Maceió. Nessa senda, notória a importância das aulas práticas no ensino de ciências naturais, visando a compreensão dos fenômenos e conceitos, e a busca pelo senso crítico dos estudantes, foi adotada como abordagem metodológica a aula prática. A Escola não dispõe de espaço físico de laboratório ou de materiais adequados para realização da atividade, com isso foi necessário a adaptação da sala de aula em um espaço que fornecesse uma dinâmica próxima a de um laboratório. A atividade aconteceu com materiais provenientes do Laboratório de Invertebrados da Universidade Federal de Alagoas. Os estudantes organizados em grupos puderam visualizar e manusear as amostras da aula prática, em seguida levantaram questionamentos e curiosidades. Com o estímulo da curiosidade, sugere-se que os estudantes puderam perceber características gerais dos animais, os quais não tinham sido percebidas no momento teórico do conteúdo. A atividade foi registrada em diário, para que a vivência pudesse suscitar reflexões sobre a formação multidimensional que o planejamento, desenvolvimento e avaliação da atividade proporcionaram. Enquanto membro do PIBID e supervisor, a experiência foi enriquecedora, visto poder trazer para prática os fundamentos teóricos abordados na Universidade.