Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROJETO INSTITUCIONAL DO PIBID/UFMA: A IMPORTÂNCIA, OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS FUTURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104956
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2635
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "O PROJETO INSTITUCIONAL DO PIBID/UFMA: A IMPORTÂNCIA, OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS FUTURAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisa a importância e os desafios vivenciados no PIBID considerando a parceria da universidade com a educação básica do Maranhão, a partir da perspectiva dos/as coordenadores/as de área do subprojeto da UFMA. A Universidade Federal do Maranhão participa do Programa PIBID desde o ano de 2009 e no último edital PIBID (2022-2024) conta com a participação de 32 cursos de licenciatura distribuídos em treze áreas do conhecimento em oito campus distintos. Como objetivos da investigação buscamos identificar a importância e os desafios do Programa, as ações que possibilitam a parceira dos subprojetos com as escolas campo e as perspectivas futuras do PIBID. A metodologia está organizada em três momentos distintos: estudo exploratório sobre a formação dos professores tendo como suporte teórico Gatti et al. (2014), Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2005); aplicação de um questionário online encaminhados a todos os Coordenadores de área; tabulação, análise e interpretação dos dados obtidos que possibilitaram identificar a parceria entre a universidade e a escola básica. Participaram 27 Coordenadores dos 35 que fazem parte do Programa PIBID na UFMA. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o PIBID na instituição tem favorecido a aproximação entre universidade e escola. No entanto, alguns aspectos foram apontados como limitantes pelos participantes, como: ausência de verba de custeio, as precárias infraestruturas das escola, falta de merenda, transporte e materiais, entre outras questões que demonstram a necessidade de investimentos na educação pública brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2852_TB2635_09102023020253.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane.dmc@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104956
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2635
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "O PROJETO INSTITUCIONAL DO PIBID/UFMA: A IMPORTÂNCIA, OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS FUTURAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisa a importância e os desafios vivenciados no PIBID considerando a parceria da universidade com a educação básica do Maranhão, a partir da perspectiva dos/as coordenadores/as de área do subprojeto da UFMA. A Universidade Federal do Maranhão participa do Programa PIBID desde o ano de 2009 e no último edital PIBID (2022-2024) conta com a participação de 32 cursos de licenciatura distribuídos em treze áreas do conhecimento em oito campus distintos. Como objetivos da investigação buscamos identificar a importância e os desafios do Programa, as ações que possibilitam a parceira dos subprojetos com as escolas campo e as perspectivas futuras do PIBID. A metodologia está organizada em três momentos distintos: estudo exploratório sobre a formação dos professores tendo como suporte teórico Gatti et al. (2014), Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2005); aplicação de um questionário online encaminhados a todos os Coordenadores de área; tabulação, análise e interpretação dos dados obtidos que possibilitaram identificar a parceria entre a universidade e a escola básica. Participaram 27 Coordenadores dos 35 que fazem parte do Programa PIBID na UFMA. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o PIBID na instituição tem favorecido a aproximação entre universidade e escola. No entanto, alguns aspectos foram apontados como limitantes pelos participantes, como: ausência de verba de custeio, as precárias infraestruturas das escola, falta de merenda, transporte e materiais, entre outras questões que demonstram a necessidade de investimentos na educação pública brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2852_TB2635_09102023020253.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane.dmc@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa analisa a importância e os desafios vivenciados no PIBID considerando a parceria da universidade com a educação básica do Maranhão, a partir da perspectiva dos/as coordenadores/as de área do subprojeto da UFMA. A Universidade Federal do Maranhão participa do Programa PIBID desde o ano de 2009 e no último edital PIBID (2022-2024) conta com a participação de 32 cursos de licenciatura distribuídos em treze áreas do conhecimento em oito campus distintos. Como objetivos da investigação buscamos identificar a importância e os desafios do Programa, as ações que possibilitam a parceira dos subprojetos com as escolas campo e as perspectivas futuras do PIBID. A metodologia está organizada em três momentos distintos: estudo exploratório sobre a formação dos professores tendo como suporte teórico Gatti et al. (2014), Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2005); aplicação de um questionário online encaminhados a todos os Coordenadores de área; tabulação, análise e interpretação dos dados obtidos que possibilitaram identificar a parceria entre a universidade e a escola básica. Participaram 27 Coordenadores dos 35 que fazem parte do Programa PIBID na UFMA. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o PIBID na instituição tem favorecido a aproximação entre universidade e escola. No entanto, alguns aspectos foram apontados como limitantes pelos participantes, como: ausência de verba de custeio, as precárias infraestruturas das escola, falta de merenda, transporte e materiais, entre outras questões que demonstram a necessidade de investimentos na educação pública brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.