EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA METODOLÓGICA: PELO CONHECIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO CAMPO E DA FLORESTA AMAZÔNICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105294 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3032 "inscrito_id" => 1241 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA METODOLÓGICA: PELO CONHECIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO CAMPO E DA FLORESTA AMAZÔNICA" "resumo" => "Muitos são os problemas, à nível social, pedagógico e de infraestrutura, que podem dificultar o processo de Educação Ambiental. Esta foi a realidade encontrada no lócus desta pesquisa. Destacamos principalmente a predominância do ensino decorativo, pelo qual os alunos(as) são meros receptores e reprodutores de conteúdos que não refletiram ou entenderam criticamente. Por isso, o desenvolvimento da pesquisa em relato norteou-se pela seguinte questão problema: como contribuir para a construção do conhecimento crítico – por alunos(as) do 8° ano do Ensino Fundamental – a respeito dos principais problemas ambientais do espaço agrário amazônico? O objetivo se consolidou em possibilitar uma intervenção didática metodológica que fosse ao encontro deste propósito, ao passo que pudesse lançar novos caminhos, refletindo sobre suas limitações e potencialidades, para a prática pedagógica crítica em EA. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa exploratória na E. E. E. F. M. José Elias Emin (Igarapé-Açu – PA), além de ter se realizado levantamento de referencial teórico e planejamento de uma intervenção didática metodológica. A aula, então, foi a culminância do trabalho, a qual possibilitou as observações e experiencias aqui analisadas à luz do conhecimento acadêmico. Como resultado têm-se uma abordagem didática metodológica que se utilizou de questionamentos atrelados à análise de música, em formato de vídeo clipe, e construção de histórias em quadrinhos, pelas quais os(as) alunos(as) demonstraram identificar os principais problemas ambientais do campo e da floresta amazônica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1241_TB3032_20112023230638.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE CRISTINA DA SILVA PALHETA" "autor_nome_curto" => "DANIELE PALHETA" "autor_email" => "dcpalheta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105294 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3032 "inscrito_id" => 1241 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA METODOLÓGICA: PELO CONHECIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO CAMPO E DA FLORESTA AMAZÔNICA" "resumo" => "Muitos são os problemas, à nível social, pedagógico e de infraestrutura, que podem dificultar o processo de Educação Ambiental. Esta foi a realidade encontrada no lócus desta pesquisa. Destacamos principalmente a predominância do ensino decorativo, pelo qual os alunos(as) são meros receptores e reprodutores de conteúdos que não refletiram ou entenderam criticamente. Por isso, o desenvolvimento da pesquisa em relato norteou-se pela seguinte questão problema: como contribuir para a construção do conhecimento crítico – por alunos(as) do 8° ano do Ensino Fundamental – a respeito dos principais problemas ambientais do espaço agrário amazônico? O objetivo se consolidou em possibilitar uma intervenção didática metodológica que fosse ao encontro deste propósito, ao passo que pudesse lançar novos caminhos, refletindo sobre suas limitações e potencialidades, para a prática pedagógica crítica em EA. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa exploratória na E. E. E. F. M. José Elias Emin (Igarapé-Açu – PA), além de ter se realizado levantamento de referencial teórico e planejamento de uma intervenção didática metodológica. A aula, então, foi a culminância do trabalho, a qual possibilitou as observações e experiencias aqui analisadas à luz do conhecimento acadêmico. Como resultado têm-se uma abordagem didática metodológica que se utilizou de questionamentos atrelados à análise de música, em formato de vídeo clipe, e construção de histórias em quadrinhos, pelas quais os(as) alunos(as) demonstraram identificar os principais problemas ambientais do campo e da floresta amazônica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1241_TB3032_20112023230638.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE CRISTINA DA SILVA PALHETA" "autor_nome_curto" => "DANIELE PALHETA" "autor_email" => "dcpalheta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }