O Cerrado é o domínio predominante da região Centro-Oeste do Brasil, todavia somente um percentual da sua área conserva a biodiversidade nativa intacta. Nele são encontrados diversos frutos que podem ser consumidos in natura e/ou processados, estando presentes na alimentação humana desde a ocupação deste território. No entanto, o notório conhecimento da população em relação aos seus aspectos nutricionais, históricos, culturais e econômicos tem se perdido com o passar dos anos, principalmente em virtude da globalização, da mudança dos padrões alimentares e da disponibilidade de outros gêneros alimentícios, sendo esta perda mais perceptível entre os indivíduos mais jovens. Desse modo, constata-se a importância da escola como instituição que ensina e que está presente na vida humana desde a infância podendo perdurar até a fase mais avançada, na preservação e disseminação dos saberes regionais, ao passo que os docentes desempenham função primordial na manutenção e no resgate cultural. Com base nisto, investigou-se o conhecimento de professores e estudantes do ensino fundamental das escolas públicas da zona urbana da Cidade de Goiás/GO a respeito das culturas e tradições alimentares do Cerrado. Deste modo, foram aplicados questionários semiestruturados e realizou-se entrevistas que avaliaram tais saberes. O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que os conhecimentos a respeito da cultura dos frutos típicos do Cerrado está se reduzindo nas novas gerações e que intervenções como a formação continuada dos docentes e alterações curriculares precisam feitas para que a escola possa efetivar a sua missão de formar integralmente os