O estudo proposto é parte integrante do trabalho de conclusão de curso que terá como aporte teórico Costa (2022) sobre o Metaverso e realidade aumentada e, Alves & Sampaio (2002) com a Teoria de Van Hiele. O objetivo é identificar as percepções dos alunos da educação básica sobre experiências diante de óculos de realidade aumentada e as noções espaciais presentes. O público-alvo são alunos do Programa Residência Pedagógica localizado na cidade de Teófilo Otoni. Pretende-se elaborar um questionário sobre a experiência com óculos de realidade aumentada, bem como as noções espaciais percebidas diante da experiência vivenciada. Serão dois encontros semanais e terão duração máxima de 180 minutos diários. Os encontros serão gravados em áudio e vídeo, de modo a facilitar a identificação de gestos, falas e emoções evocados na atividade. A metodologia adotada será a pesquisa de campo, na perspectiva de Gil (2002) por ser desenvolvida por meio da observação direta do experimento, de modo a obter explicações e interpretações nele vivenciadas. Os dados serão tratados mediante análise do discurso. Considerando que apresentaremos um recorte da pesquisa, tendo em vista que ela está em construção, selecionamos quatro questões presentes no questionário aplicado junto aos alunos, cujos resultados revelam o gosto dos alunos por experiências com a realidade aumentada, o desejo de que ela seja adotada nas aulas de matemática, mas também retratam que a maioria dos alunos não relaciona as imagens observadas com figuras geométricas já estudadas.