A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELADO TE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA I AMOSTRA DE DANÇAS E LENDAS AMAZÔNICAS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. PALMIRA GABRIEL EM BELÉM DO PARÁ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105150 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2858 "inscrito_id" => 5885 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELADO TE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA I AMOSTRA DE DANÇAS E LENDAS AMAZÔNICAS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. PALMIRA GABRIEL EM BELÉM DO PARÁ" "resumo" => "O relato de experiência descreve a articulação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo escolar a temática da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena, na Escola Estadual Prof. Palmira Gabriel, em Belém-PA. A partir do Subprojeto "Práticas Corporais como produção humana no tempo e no espaço", vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da UFPA, as aulas de Educação Física foram desenvolvidas com base nessa temática étnico-racial, buscando valorizar as raízes afro-indígenas do povo brasileiro. A "I Mostra de Danças e Lendas Amazônicas" foi realizada como parte desse projeto, com o objetivo de implementar a Lei 11.645/08 nas práticas corporais curriculares. A mostra destacou a importância do PRP na formação de professores de Educação Física, seguindo a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora, que identificam as contradições sociais presentes na escola e buscam formar cidadãos críticos. A metodologia utilizada envolveu a divisão dos alunos em equipes para pesquisar e apresentar danças e lendas amazônicas. Foi observada a escassez de material na biblioteca da escola, o que levou os alunos do 9° ano a produzirem um livro em quadrinhos sobre as lendas, que passou a compor o acervo da biblioteca. O evento "I Mostra de Danças e Lendas Amazônicas" aconteceu ao ar livre e contou com a participação dos familiares e colegas dos alunos. Durante a mostra, houve o lançamento do livro de lendas amazônicas, com sessão de autógrafos dos alunos desenhistas. A diretora da escola agradeceu o trabalho dos residentes ao longo do projeto. Esse relato evidencia a importância de abordar a temática da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena nas práticas educacionais, promovendo a valorização da diversidade étnico-racial e a construção de uma educação antirracista." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5885_TB2858_09102023205550.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK SÁVIO DAMASCENO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICK" "autor_email" => "patrickdamasceno08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105150 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2858 "inscrito_id" => 5885 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELADO TE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA I AMOSTRA DE DANÇAS E LENDAS AMAZÔNICAS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. PALMIRA GABRIEL EM BELÉM DO PARÁ" "resumo" => "O relato de experiência descreve a articulação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo escolar a temática da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena, na Escola Estadual Prof. Palmira Gabriel, em Belém-PA. A partir do Subprojeto "Práticas Corporais como produção humana no tempo e no espaço", vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da UFPA, as aulas de Educação Física foram desenvolvidas com base nessa temática étnico-racial, buscando valorizar as raízes afro-indígenas do povo brasileiro. A "I Mostra de Danças e Lendas Amazônicas" foi realizada como parte desse projeto, com o objetivo de implementar a Lei 11.645/08 nas práticas corporais curriculares. A mostra destacou a importância do PRP na formação de professores de Educação Física, seguindo a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora, que identificam as contradições sociais presentes na escola e buscam formar cidadãos críticos. A metodologia utilizada envolveu a divisão dos alunos em equipes para pesquisar e apresentar danças e lendas amazônicas. Foi observada a escassez de material na biblioteca da escola, o que levou os alunos do 9° ano a produzirem um livro em quadrinhos sobre as lendas, que passou a compor o acervo da biblioteca. O evento "I Mostra de Danças e Lendas Amazônicas" aconteceu ao ar livre e contou com a participação dos familiares e colegas dos alunos. Durante a mostra, houve o lançamento do livro de lendas amazônicas, com sessão de autógrafos dos alunos desenhistas. A diretora da escola agradeceu o trabalho dos residentes ao longo do projeto. Esse relato evidencia a importância de abordar a temática da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena nas práticas educacionais, promovendo a valorização da diversidade étnico-racial e a construção de uma educação antirracista." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5885_TB2858_09102023205550.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK SÁVIO DAMASCENO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PATRICK" "autor_email" => "patrickdamasceno08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }