O presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Subgrupo de Pedagogia da cidade de Campo Maior - PI, destacando a importância da ludicidade como um instrumento indispensável no processo de alfabetização de crianças da Educação Infantil, entendendo que o lúdico desperta a curiosidade e atenção das crianças, nesta perspectiva utilizamos o teatro para apresentar as vogais para a turma do pré-escola I, proporcionando uma aprendizagem significativa e prazerosa. A temática justifica-se pela necessidade de ampliação das discussões acerca da relevância da ludicidade no contexto escolar, sobretudo nos anos iniciais. A realização da atividade se deu por meio de uma apresentação de fantoches, utilizando as vogais como personagens na encenação, e após a apresentação, desenvolvemos um jogo de associar as palavras, onde cada criança teve a oportunidade de participar e tentar acertar qual era a vogal que inicia no nome da imagem. O material utilizado foi confeccionado pelos bolsistas envolvidos na atividade, onde utilizou-se papelão para o cenário, e fantoches feitos de EVA e palito de churrasco. Nosso trabalho baseia-se nas contribuições de Soares(2009), Vigotski(2009), Kishimoto(2010), e outros autores. Diante da atividade realizada foi possível observar uma melhor compreensão do conteúdo, pela interação e participação da turma, gerando um aprendizado espontâneo e satisfatório, , além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e sociais das crianças e nos proporcionar um fazer pedagógico criativo enquanto futuros docentes.