NOVO ENSINO MÉDIO: DOCENTES E SAÚDE MENTAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104671 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2312 "inscrito_id" => 2721 "titulo" => "NOVO ENSINO MÉDIO: DOCENTES E SAÚDE MENTAL" "resumo" => "Em contato com o Novo Ensino Médio, foi observado o comportamento dos professores no atual cenário da educação brasileira. Como tais docentes demonstravam cansaço e falavam sobre ter que ministrar tantas aulas por semana e sequer metade delas ser relacionada à sua área de formação. Surgiu, assim, interesse em abordar a temática da desvalorização de docentes no referido nível de ensino. Pondo em evidência como o novo modelo do Ensino Médio é um descaso com a saúde mental dos docentes. As incumbências despejadas nos professores geram uma sobrecarga física e emocional, na qual o docente se encontra num estado de “sufocamento”. A parte prática desta pesquisa se deu através do convívio com professores da Escola Estadual Almeida Cavalcanti em Palmeira dos Índios- Al, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no qual graduandos de cursos em licenciatura são inseridos no ambiente escolar visando, como afirma Santos (2017) “o desenvolvimento pessoal do professor como elemento fundamental no seu processo de formação". O crescimento desta pesquisa se efetivou, através de entrevistas para obtenção de dados qualitativos, utilizou-se também pesquisa bibliográfica e observação participante, com respaldo de Marques (2016) que afirma haver fenômenos que não podem ser captados somente pela análise de documentos. Para lastrear teoricamente, esta pesquisa reportamo-nos aos escritos de Freire (1990), Malinowski (1978), Marques (2016), Pey (1984), Santos (2017), Souza (2007) e outros. Espera-se com este estudo, contribuir para a discussão sobre a necessidade da valorização docente e da criação de um ambiente de trabalho saudável." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2721_TB2312_18112023154705.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID GABRIELLE SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "ingrid.barbosa.20222@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104671 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2312 "inscrito_id" => 2721 "titulo" => "NOVO ENSINO MÉDIO: DOCENTES E SAÚDE MENTAL" "resumo" => "Em contato com o Novo Ensino Médio, foi observado o comportamento dos professores no atual cenário da educação brasileira. Como tais docentes demonstravam cansaço e falavam sobre ter que ministrar tantas aulas por semana e sequer metade delas ser relacionada à sua área de formação. Surgiu, assim, interesse em abordar a temática da desvalorização de docentes no referido nível de ensino. Pondo em evidência como o novo modelo do Ensino Médio é um descaso com a saúde mental dos docentes. As incumbências despejadas nos professores geram uma sobrecarga física e emocional, na qual o docente se encontra num estado de “sufocamento”. A parte prática desta pesquisa se deu através do convívio com professores da Escola Estadual Almeida Cavalcanti em Palmeira dos Índios- Al, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no qual graduandos de cursos em licenciatura são inseridos no ambiente escolar visando, como afirma Santos (2017) “o desenvolvimento pessoal do professor como elemento fundamental no seu processo de formação". O crescimento desta pesquisa se efetivou, através de entrevistas para obtenção de dados qualitativos, utilizou-se também pesquisa bibliográfica e observação participante, com respaldo de Marques (2016) que afirma haver fenômenos que não podem ser captados somente pela análise de documentos. Para lastrear teoricamente, esta pesquisa reportamo-nos aos escritos de Freire (1990), Malinowski (1978), Marques (2016), Pey (1984), Santos (2017), Souza (2007) e outros. Espera-se com este estudo, contribuir para a discussão sobre a necessidade da valorização docente e da criação de um ambiente de trabalho saudável." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2721_TB2312_18112023154705.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID GABRIELLE SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "ingrid.barbosa.20222@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }