BARBOSA, Ingrid Gabrielle Silva et al.. Novo ensino médio: docentes e saúde mental. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104671>. Acesso em: 22/12/2024 17:56
Em contato com o Novo Ensino Médio, foi observado o comportamento dos professores no atual cenário da educação brasileira. Como tais docentes demonstravam cansaço e falavam sobre ter que ministrar tantas aulas por semana e sequer metade delas ser relacionada à sua área de formação. Surgiu, assim, interesse em abordar a temática da desvalorização de docentes no referido nível de ensino. Pondo em evidência como o novo modelo do Ensino Médio é um descaso com a saúde mental dos docentes. As incumbências despejadas nos professores geram uma sobrecarga física e emocional, na qual o docente se encontra num estado de “sufocamento”. A parte prática desta pesquisa se deu através do convívio com professores da Escola Estadual Almeida Cavalcanti em Palmeira dos Índios- Al, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no qual graduandos de cursos em licenciatura são inseridos no ambiente escolar visando, como afirma Santos (2017) “o desenvolvimento pessoal do professor como elemento fundamental no seu processo de formação". O crescimento desta pesquisa se efetivou, através de entrevistas para obtenção de dados qualitativos, utilizou-se também pesquisa bibliográfica e observação participante, com respaldo de Marques (2016) que afirma haver fenômenos que não podem ser captados somente pela análise de documentos. Para lastrear teoricamente, esta pesquisa reportamo-nos aos escritos de Freire (1990), Malinowski (1978), Marques (2016), Pey (1984), Santos (2017), Souza (2007) e outros. Espera-se com este estudo, contribuir para a discussão sobre a necessidade da valorização docente e da criação de um ambiente de trabalho saudável.