Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102944
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 1190
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "Neste relato de experiência, apresentamos uma aula desenvolvida por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de Cornélio Procópio, Paraná, que tinha como objetivo fundamentar os estudos dos alunos sobre trigonometria. A atividade nomeada “trigonometria em ação” consistia em trabalhar a trigonometria de uma forma ampla e lúdica com os alunos. Nesta aula, exploramos com mais detalhes ângulos em graus, radianos e correspondentes, relações métricas do triângulo retângulo e círculo trigonométrico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1190_TB322_20112023075024.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA MARTINI"
    "autor_nome_curto" => "Lygia"
    "autor_email" => "lygiamartini12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102944
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 1190
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "Neste relato de experiência, apresentamos uma aula desenvolvida por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de Cornélio Procópio, Paraná, que tinha como objetivo fundamentar os estudos dos alunos sobre trigonometria. A atividade nomeada “trigonometria em ação” consistia em trabalhar a trigonometria de uma forma ampla e lúdica com os alunos. Nesta aula, exploramos com mais detalhes ângulos em graus, radianos e correspondentes, relações métricas do triângulo retângulo e círculo trigonométrico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1190_TB322_20112023075024.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA MARTINI"
    "autor_nome_curto" => "Lygia"
    "autor_email" => "lygiamartini12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste relato de experiência, apresentamos uma aula desenvolvida por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de Cornélio Procópio, Paraná, que tinha como objetivo fundamentar os estudos dos alunos sobre trigonometria. A atividade nomeada “trigonometria em ação” consistia em trabalhar a trigonometria de uma forma ampla e lúdica com os alunos. Nesta aula, exploramos com mais detalhes ângulos em graus, radianos e correspondentes, relações métricas do triângulo retângulo e círculo trigonométrico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.