Esse trabalho discute as atividades didático-pedagógicas ministradas na disciplina optativa Educação Cartográfica abordando as possíveis contribuições para o percurso formativo do futuro professor de Geografia. O programa de ensino da disciplina tem como corpo a abordagem da linguagem cartográfica; a educação cartográfica; as crianças e concepções do espaço; os mapas mentais; a Cartografia como conteúdo de ensino na educação básica brasileira; a Cartografia nos livros didáticos; produção de material didático e metodologias; a Cartografia inclusiva. Atentando para a proposta e para a responsabilidade com o contexto da educação escolar em termos de assumir posturas inclusivas, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a educação cartográfica e utilizar esses princípios e metodologias nas aulas de Geografia; discutir os conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos que fortaleçam a prática docente em sala de aula considerando uma abordagem inclusiva; elaborar estratégias de ensino com uso de metodologias e recursos cartográficos atinentes a cartografia inclusiva para práticas na escola. É reconhecendo a importância da Cartografia escolar e do processo de alfabetização cartográfica na escola, bem como de compreender os mapas e maquetes, por exemplo, como recurso metodológico e conteúdo de ensino, que enfatizamos a necessidade dessa abordagem em todos os níveis de ensino. Nesse campo, ampliamos a abordagem, pensando a inclusão escolar com inserção da Cartografia tátil.