A tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) têm exercido um impacto grande na sociedade, tanto trazendo benefícios quanto suscitando questionamentos sociais. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência de uma proposta didática, que buscou discutir os impactos sociais da tecnologia e da IA utilizando a Metodologia de Trabalhos por Projetos, que consiste em uma estratégia metodológica que busca tratar de situações ligadas ao mundo vivencial dos estudantes, através da execução de um projeto, com um tema bem definido e a elaboração de um produto final de relevância social, econômica e/ou cultural. A proposta foi realizada no contexto do PIBID, e a metodologia foi adaptada para que suas etapas fossem aplicadas em 5 intervenções didáticas, que ocorreram ao longo das aulas da disciplina de Robótica. Foi possível observar um grande envolvimento dos estudantes da turma e da comunidade escolar em debater a temática proposta no dia da apresentação do produto final. A partir da avaliação do projeto, foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver concepções mais críticas em relação ao tema. As intervenções didáticas também possibilitaram colocar em prática a Metodologia de Trabalhos por Projetos, contribuindo para uma formação mais qualificada dos pibidianos como futuros professores.