Frente as grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem de educacional nas escolas, a proposta deste trabalho é enfatizar a utilização de mapas conceituais nas escolas como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia e, assim, propor um material didático que pudesse ser interativo, simples e prático, além de fácil manuseio e reprodução como um recurso pedagógico de apoio e avaliação, baseado assim na ideia de mapa conceitual promovendo este conhecimento significativo através da interatividade entre alunos e professores na relação dos conceitos ecológicos apresentados e ministrados em sala de aula. Assim, este artigo discorre sobre parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em desenvolvimento a partir do ano de 2023, com objetivo de propor um material didático interativo baseado na ideia de mapa conceitual no processo de ensino-aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia. Como instrumento de coleta de dados a pesquisa usou questionário com perguntas abertas aplicado a um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas. Os resultados mostram que esse grupo de licenciandos consideram viável a proposta de material didático que a eles foi apresentada, sinalizando assim, que esse material didático já pode ser submetido ao teste em situações reais de sala de aula do Ensino Médio.