Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA PROPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO BASEADA NA IDEIA DE MAPA CONCEITUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105132 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2838 "inscrito_id" => 9369 "titulo" => "UMA PROPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO BASEADA NA IDEIA DE MAPA CONCEITUAL" "resumo" => "Frente as grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem de educacional nas escolas, a proposta deste trabalho é enfatizar a utilização de mapas conceituais nas escolas como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia e, assim, propor um material didático que pudesse ser interativo, simples e prático, além de fácil manuseio e reprodução como um recurso pedagógico de apoio e avaliação, baseado assim na ideia de mapa conceitual promovendo este conhecimento significativo através da interatividade entre alunos e professores na relação dos conceitos ecológicos apresentados e ministrados em sala de aula. Assim, este artigo discorre sobre parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em desenvolvimento a partir do ano de 2023, com objetivo de propor um material didático interativo baseado na ideia de mapa conceitual no processo de ensino-aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia. Como instrumento de coleta de dados a pesquisa usou questionário com perguntas abertas aplicado a um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas. Os resultados mostram que esse grupo de licenciandos consideram viável a proposta de material didático que a eles foi apresentada, sinalizando assim, que esse material didático já pode ser submetido ao teste em situações reais de sala de aula do Ensino Médio.Frente as grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem de educacional nas escolas, a proposta deste trabalho é enfatizar a utilização de mapas conce" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9369_TB2838_20112023195634.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE LEITÃO DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "allexandreejr07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105132 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2838 "inscrito_id" => 9369 "titulo" => "UMA PROPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO BASEADA NA IDEIA DE MAPA CONCEITUAL" "resumo" => "Frente as grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem de educacional nas escolas, a proposta deste trabalho é enfatizar a utilização de mapas conceituais nas escolas como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia e, assim, propor um material didático que pudesse ser interativo, simples e prático, além de fácil manuseio e reprodução como um recurso pedagógico de apoio e avaliação, baseado assim na ideia de mapa conceitual promovendo este conhecimento significativo através da interatividade entre alunos e professores na relação dos conceitos ecológicos apresentados e ministrados em sala de aula. Assim, este artigo discorre sobre parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em desenvolvimento a partir do ano de 2023, com objetivo de propor um material didático interativo baseado na ideia de mapa conceitual no processo de ensino-aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia. Como instrumento de coleta de dados a pesquisa usou questionário com perguntas abertas aplicado a um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas. Os resultados mostram que esse grupo de licenciandos consideram viável a proposta de material didático que a eles foi apresentada, sinalizando assim, que esse material didático já pode ser submetido ao teste em situações reais de sala de aula do Ensino Médio.Frente as grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem de educacional nas escolas, a proposta deste trabalho é enfatizar a utilização de mapas conce" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9369_TB2838_20112023195634.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE LEITÃO DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "allexandreejr07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Frente as grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem de educacional nas escolas, a proposta deste trabalho é enfatizar a utilização de mapas conceituais nas escolas como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia e, assim, propor um material didático que pudesse ser interativo, simples e prático, além de fácil manuseio e reprodução como um recurso pedagógico de apoio e avaliação, baseado assim na ideia de mapa conceitual promovendo este conhecimento significativo através da interatividade entre alunos e professores na relação dos conceitos ecológicos apresentados e ministrados em sala de aula. Assim, este artigo discorre sobre parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em desenvolvimento a partir do ano de 2023, com objetivo de propor um material didático interativo baseado na ideia de mapa conceitual no processo de ensino-aprendizagem de relações ecológicas nas disciplinas de Ciências e Biologia. Como instrumento de coleta de dados a pesquisa usou questionário com perguntas abertas aplicado a um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas. Os resultados mostram que esse grupo de licenciandos consideram viável a proposta de material didático que a eles foi apresentada, sinalizando assim, que esse material didático já pode ser submetido ao teste em situações reais de sala de aula do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.