O artigo aborda a contribuição das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores. O PIBID visa envolver estudantes de licenciatura em atividades docentes, aproximando a teoria acadêmica da prática escolar. Os autores compartilham sua vivência no programa, ocorrida no colégio CEPI Virginio Santillo, relacionando atividades como disciplinas de Matemática no Cotidiano, Educação Financeira e Trilhas Matemáticas. Destacam a importância do PIBID para compreender o ambiente escolar e adquirir habilidades práticas de ensino, destacando que a prática é essencial para consolidar a formação do futuro educador. A metodologia empregada envolve pesquisa qualitativa métodos hipotético-dedutivo e estudo de caso analisando a relação dos alunos com a matemática. O artigo enfatiza que o PIBID promove a inserção precoce dos licenciados nas escolas públicas, contribuindo para a articulação entre teoria e prática. Os resultados revelam crescimento das habilidades matemáticas dos alunos, melhor raciocínio lógico, maior integração e aprimoramento da comunicação verbal. Concluímos que o PIBID proporciona aprendizado recíproco, beneficiando tanto os licenciados quanto os alunos das escolas, e agradecemos a todos os envolvidos no projeto.