Estudos Latino-Americanos, ou “ELA” como é carinhosamente chamado, é um componente curricular do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CAP/ Ufrgs. Ministrado nos dois anos finais do Ensino Fundamental, possui um currículo transdisciplinar que analisa os mais diversos aspectos da América Latina em sua complexidade. Diante de tal demanda, surgem diversos desafios para um graduando de licenciatura em Geografia, não apenas por essa transdisciplinaridade, mas também pelo pequeno foco na América Latina durante a graduação ofertada pela Ufrgs. Este trabalho pretende compreender os desafios que surgem para um estudante de Geografia ao lecionar este componente curricular durante o seu processo de formação. Isso será feito a partir da comparação e análise dos conteúdos programáticos do nono ano do ensino fundamental em ELA com o currículo obrigatório do Curso de Licenciatura em Geografia da Ufrgs. A partir da comparação entre os conteúdos abordados em Estudos Latino-Americanos e o currículo de licenciatura em Geografia da Ufrgs é possível observar lacunas formativas na graduação oferecida pela universidade, visto que há apenas uma disciplina obrigatória com maior ênfase no estudo da América Latina no currículo. Logo, consideramos que perante o conhecimento necessário para ser docente nesse componente curricular é demandado uma quantidade maior de estudo e preparação para as aulas, já que muitos dos temas abordados em ELA são pouco estudados durante a formação em Geografia, sendo necessário recorrer a outras áreas para uma melhor compreensão dessas temáticas, e para uma melhor construção dos conhecimentos com a turma.