MULTILETRAMENTO, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PALAVRAS QUE LIBERTAM
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105131 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2837 "inscrito_id" => 5048 "titulo" => "MULTILETRAMENTO, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PALAVRAS QUE LIBERTAM" "resumo" => "Este subprojeto intitulado Multiletramento em Línguas e Culturas Hispânicas foi desenvolvido a partir das atividades do Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia, em conformidade com o Edital 2020 PRP/CAPES/MEC. O presente subprojeto teve a participação de 03 (três) escolas-campo, escolas de ensino médio e públicas do Município de Porto Velho-Rondônia. A duração do projeto se estendeu em 18 (dezoito) meses, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. As ações foram desenvolvidas em 03 ciclos, cada ciclo de 06 meses. O projeto atendeu os acadêmicos da segunda metade da licenciatura de Letras-Espanhol, que participaram das vivências da escola-campo, desde a observação, participação e regência das atividades de ELE, sob a supervisão e tutoria de professores preceptores de escolas do ensino médio. O planejamento das atividades foi pautado a partir das concepções realizadas em diálogo com as diretrizes vigentes para a Educação Básica, em especial a BNCC (2017) e BNC (2019), PCN’S, e outros documentos oficiais; à luz dos teóricos da educação, FREIRE (1993), SAVIANE (2013), LIBANIO (2013), ALMEIDA FILHO (2011), dentre outros que possibilitaram experienciar os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem e nas possibilidades criadas a partir de experiências pedagógicas. Essas ações do subprojeto Multiletramento do Programa Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento da pesquisa no cotidiano da escola, além de promover a consciência do professor-pesquisador, do uso das novas ferramentas educativas, agregando uma formação continuada dos residentes e professores da rede de ensino estadual." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5048_TB2837_20112023192451.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENY GOMES MALDONADO" "autor_nome_curto" => "RENY" "autor_email" => "renymaldonado@unir.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105131 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2837 "inscrito_id" => 5048 "titulo" => "MULTILETRAMENTO, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PALAVRAS QUE LIBERTAM" "resumo" => "Este subprojeto intitulado Multiletramento em Línguas e Culturas Hispânicas foi desenvolvido a partir das atividades do Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia, em conformidade com o Edital 2020 PRP/CAPES/MEC. O presente subprojeto teve a participação de 03 (três) escolas-campo, escolas de ensino médio e públicas do Município de Porto Velho-Rondônia. A duração do projeto se estendeu em 18 (dezoito) meses, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. As ações foram desenvolvidas em 03 ciclos, cada ciclo de 06 meses. O projeto atendeu os acadêmicos da segunda metade da licenciatura de Letras-Espanhol, que participaram das vivências da escola-campo, desde a observação, participação e regência das atividades de ELE, sob a supervisão e tutoria de professores preceptores de escolas do ensino médio. O planejamento das atividades foi pautado a partir das concepções realizadas em diálogo com as diretrizes vigentes para a Educação Básica, em especial a BNCC (2017) e BNC (2019), PCN’S, e outros documentos oficiais; à luz dos teóricos da educação, FREIRE (1993), SAVIANE (2013), LIBANIO (2013), ALMEIDA FILHO (2011), dentre outros que possibilitaram experienciar os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem e nas possibilidades criadas a partir de experiências pedagógicas. Essas ações do subprojeto Multiletramento do Programa Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento da pesquisa no cotidiano da escola, além de promover a consciência do professor-pesquisador, do uso das novas ferramentas educativas, agregando uma formação continuada dos residentes e professores da rede de ensino estadual." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5048_TB2837_20112023192451.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENY GOMES MALDONADO" "autor_nome_curto" => "RENY" "autor_email" => "renymaldonado@unir.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }