A Biologia é uma das áreas das ciências da natureza que possui maior relação com o ser humano. Dada essa abrangência, é preciso refletir sobre as formas de atuação e aprendizagens nesse contexto, inclusive no âmbito educacional. Se considerarmos o modelo atual que enfatiza, na maioria dos casos, o modelo tradicionalista, incorremos a erros que podem ter consequências negativas, dentre elas, a exclusão, principalmente dos grupos de pessoas com necessidades específicas. A partir da necessidade de inclusão, neste caso, dos alunos com deficiência auditiva no espaço regular de ensino, a escola tem o papel de oferecer um currículo flexível e entender as relações do indivíduo. Partindo da premissa de que os recursos lúdicos contribuem e amplificam o desempenho dos envolvidos na construção do conhecimento, estimulando os alunos a aprimorar sua coordenação motora, cognitiva, afetiva e moral, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver um recurso didático em forma de jogo de classificação animal, a ser utilizado como mecanismo no processo de inclusão desses alunos e como ele pode contribuir para ensinar conteúdos biológicos a esses alunos.