Este trabalho tem o objetivo de expor a pesquisa e resultados obtidos em atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal Pedro Lobato, em Pinheiro-MA. Cumprindo a proposta do Subprojeto geo-histórias do lugar para uma heterociência dos estudos regionais, que visa trazer para a sala de aula os conteúdos locais. O estudo buscou relacionar as temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os conhecimentos do município. Ademais, percebendo existentes lacunas nos usuais livros didáticos, como citaremos neste relato de experiência, a temática encontrada no programa da escola: “sociodiversidade no território brasileiro”, é apresentada com a necessidade de abrangência dos micro espaços. Assim, trouxemos um maior aprofundamento contextual com os assuntos, explorando tópicos ausentes no manual didático do PNDE, onde incluímos conteúdos locais produzidos. As etnias indígena, europeia e africana foram explicadas nos seus processos históricos no esboço de suas relações, sempre trazendo a realidade pinheirense como objeto de comparação por meio de recursos de imagens e historiografias locais. Enfim, a proposta principal do nosso subprojeto PIBID foi explorada com gloriosos méritos de aprovação da turma que nos recebeu, o que nos fez produzir bons indicadores da possibilidade de associarmos conteúdos tradicionais da educação básica pertencentes aos conhecimentos universais, com o estudo das geo-histórias do lugar, ligados aos conhecimentos locais. Portanto, exploramos os conceitos de “diversidade”, seguido por “etnia”, e finalmente as “matrizes étnicas”.