Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GEO-HISTÓRIAS DO LUGAR: UMA ABORDAGEM DAS ETNIAS EM PINHEIRO-MA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105108
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2811
    "inscrito_id" => 4505
    "titulo" => "GEO-HISTÓRIAS DO LUGAR: UMA ABORDAGEM DAS ETNIAS EM PINHEIRO-MA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de expor a pesquisa e resultados obtidos em atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal Pedro Lobato, em Pinheiro-MA. Cumprindo a proposta do Subprojeto geo-histórias do lugar para uma heterociência dos estudos regionais, que visa trazer para a sala de aula os conteúdos locais. O estudo buscou relacionar as temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os conhecimentos do município. Ademais, percebendo existentes lacunas nos usuais livros didáticos, como citaremos neste relato de experiência, a temática encontrada no programa da escola: “sociodiversidade no território brasileiro”, é apresentada com a necessidade de abrangência dos micro espaços. Assim, trouxemos um maior aprofundamento contextual com os assuntos, explorando tópicos ausentes no manual didático do PNDE, onde incluímos conteúdos locais produzidos. As etnias indígena, europeia e africana foram explicadas nos seus processos históricos no esboço de suas relações, sempre trazendo a realidade pinheirense como objeto de comparação por meio de recursos de imagens e historiografias locais. Enfim, a proposta principal do nosso subprojeto PIBID foi explorada com gloriosos méritos de aprovação da turma que nos recebeu, o que nos fez produzir bons indicadores da possibilidade de associarmos conteúdos tradicionais da educação básica pertencentes aos conhecimentos universais, com o estudo das geo-histórias do lugar, ligados aos conhecimentos locais. Portanto, exploramos os conceitos de “diversidade”, seguido por “etnia”, e finalmente as “matrizes étnicas”."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4505_TB2811_09102023195248.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAERDSON GUSTAVO SILVA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "laerdsonguga99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105108
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2811
    "inscrito_id" => 4505
    "titulo" => "GEO-HISTÓRIAS DO LUGAR: UMA ABORDAGEM DAS ETNIAS EM PINHEIRO-MA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de expor a pesquisa e resultados obtidos em atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal Pedro Lobato, em Pinheiro-MA. Cumprindo a proposta do Subprojeto geo-histórias do lugar para uma heterociência dos estudos regionais, que visa trazer para a sala de aula os conteúdos locais. O estudo buscou relacionar as temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os conhecimentos do município. Ademais, percebendo existentes lacunas nos usuais livros didáticos, como citaremos neste relato de experiência, a temática encontrada no programa da escola: “sociodiversidade no território brasileiro”, é apresentada com a necessidade de abrangência dos micro espaços. Assim, trouxemos um maior aprofundamento contextual com os assuntos, explorando tópicos ausentes no manual didático do PNDE, onde incluímos conteúdos locais produzidos. As etnias indígena, europeia e africana foram explicadas nos seus processos históricos no esboço de suas relações, sempre trazendo a realidade pinheirense como objeto de comparação por meio de recursos de imagens e historiografias locais. Enfim, a proposta principal do nosso subprojeto PIBID foi explorada com gloriosos méritos de aprovação da turma que nos recebeu, o que nos fez produzir bons indicadores da possibilidade de associarmos conteúdos tradicionais da educação básica pertencentes aos conhecimentos universais, com o estudo das geo-histórias do lugar, ligados aos conhecimentos locais. Portanto, exploramos os conceitos de “diversidade”, seguido por “etnia”, e finalmente as “matrizes étnicas”."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4505_TB2811_09102023195248.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAERDSON GUSTAVO SILVA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "laerdsonguga99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de expor a pesquisa e resultados obtidos em atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal Pedro Lobato, em Pinheiro-MA. Cumprindo a proposta do Subprojeto geo-histórias do lugar para uma heterociência dos estudos regionais, que visa trazer para a sala de aula os conteúdos locais. O estudo buscou relacionar as temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os conhecimentos do município. Ademais, percebendo existentes lacunas nos usuais livros didáticos, como citaremos neste relato de experiência, a temática encontrada no programa da escola: “sociodiversidade no território brasileiro”, é apresentada com a necessidade de abrangência dos micro espaços. Assim, trouxemos um maior aprofundamento contextual com os assuntos, explorando tópicos ausentes no manual didático do PNDE, onde incluímos conteúdos locais produzidos. As etnias indígena, europeia e africana foram explicadas nos seus processos históricos no esboço de suas relações, sempre trazendo a realidade pinheirense como objeto de comparação por meio de recursos de imagens e historiografias locais. Enfim, a proposta principal do nosso subprojeto PIBID foi explorada com gloriosos méritos de aprovação da turma que nos recebeu, o que nos fez produzir bons indicadores da possibilidade de associarmos conteúdos tradicionais da educação básica pertencentes aos conhecimentos universais, com o estudo das geo-histórias do lugar, ligados aos conhecimentos locais. Portanto, exploramos os conceitos de “diversidade”, seguido por “etnia”, e finalmente as “matrizes étnicas”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.