Este artigo tem como objetivo analisar a invisibilidade dos direitos humanos na formação de professores da Educação Básica, quanto à sua habilidade no enfrentamento das violências em âmbitos escolar e social. Trabalha-se com a ausência de discussões que permeiam as políticas educacionais, os direitos humanos, o contexto das violências e as implicações no processo formativo de professores. Compreende-se direitos humanos a partir dos direitos internacionalmente reconhecidos, como valores universais, produto de direitos históricos que se referem à liberdade e à defesa da dignidade humana. Nesse processo, destaca-se a educação em direitos humanos como uma forma de enfrentamento às violências que ferem o direito à educação do(a)s aluno(a)s. Nas análises dos documentos, adota-se a pesquisa qualitativa. A metodologia utilizada é a bibliográfica, com base na revisão dos referenciais que orientam as ações do(a)s professore(a)s, como as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Considera-se que a abordagem na formação pedagógica é realizada de forma superficial e negligente, o que contribui para o despreparo no enfrentamento das violências. Reitera-se a necessidade da visibilidade dessas discussões na formação de professores com o propósito de enfrentamento das violências e de uma formação política no exercício da cidadania.