Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105035
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2728
    "inscrito_id" => 4263
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este presente relato tem como objetivo descrever as vivências de uma residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), graduanda no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, com a utilização de jogos didáticos como ferramenta para o ensino-aprendizagem das quatro operações básicas. Os jogos foram aplicados como uma forma de revisão das operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. O texto vem elencar as experiências da residente numa gincana, cujo objetivo foi a utilização de jogos alternativos que utilizam as quatro operações básicas como uma das regras dos jogos, como ferramenta de revisão. A concepção por trás dos dois jogos tinha o objetivo de desenvolver o interesse em aprender o conteúdo de forma lúdica. Analisando desempenho dos alunos, observamos um rendimento fraco na resolução das atividades por grande parte dos discentes, trazendo assim um novo olhar com o foco nas próximas atividades a serem desenvolvidas com essas turmas a partir das dificuldades observadas durante o processo, ou seja, esse trabalho servirá como norteador de futuras intervenções em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4263_TB2728_17112023120735.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN DO ROSÁRIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN"
    "autor_email" => "mirian.silva@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105035
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2728
    "inscrito_id" => 4263
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este presente relato tem como objetivo descrever as vivências de uma residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), graduanda no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, com a utilização de jogos didáticos como ferramenta para o ensino-aprendizagem das quatro operações básicas. Os jogos foram aplicados como uma forma de revisão das operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. O texto vem elencar as experiências da residente numa gincana, cujo objetivo foi a utilização de jogos alternativos que utilizam as quatro operações básicas como uma das regras dos jogos, como ferramenta de revisão. A concepção por trás dos dois jogos tinha o objetivo de desenvolver o interesse em aprender o conteúdo de forma lúdica. Analisando desempenho dos alunos, observamos um rendimento fraco na resolução das atividades por grande parte dos discentes, trazendo assim um novo olhar com o foco nas próximas atividades a serem desenvolvidas com essas turmas a partir das dificuldades observadas durante o processo, ou seja, esse trabalho servirá como norteador de futuras intervenções em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4263_TB2728_17112023120735.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN DO ROSÁRIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN"
    "autor_email" => "mirian.silva@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este presente relato tem como objetivo descrever as vivências de uma residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), graduanda no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, com a utilização de jogos didáticos como ferramenta para o ensino-aprendizagem das quatro operações básicas. Os jogos foram aplicados como uma forma de revisão das operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. O texto vem elencar as experiências da residente numa gincana, cujo objetivo foi a utilização de jogos alternativos que utilizam as quatro operações básicas como uma das regras dos jogos, como ferramenta de revisão. A concepção por trás dos dois jogos tinha o objetivo de desenvolver o interesse em aprender o conteúdo de forma lúdica. Analisando desempenho dos alunos, observamos um rendimento fraco na resolução das atividades por grande parte dos discentes, trazendo assim um novo olhar com o foco nas próximas atividades a serem desenvolvidas com essas turmas a partir das dificuldades observadas durante o processo, ou seja, esse trabalho servirá como norteador de futuras intervenções em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.