Trata-se de um relato de experiência vinculado ao subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco-UPE/Campus Garanhuns, Edital CAPES nº 23/2022. Tem como objetivo relatar os resultados parciais das vivências de 4 estudantes, futuros professores de geografia em uma escola Municipal, Virgília Garcia Bessa, localizada na Comunidade Quilombola Castainho, na zona rural do município de Garanhuns, região agreste pernambucano, Nordeste do Brasil, cujo os participantes foram 30 estudantes do 7º ano A, do ensino fundamental, sob a supervisão do professor da escola e da coordenadora do Projeto. A metodologia foi pautada na relação dialógica por meio da utilização de jogos e gincanas que fogem do padrão da sala de aula a fim de dinamizar o aprendizado dos alunos e aproximar os mesmos dos conteúdos abordados, bem como promover a socialização entre os mesmos. Os resultados, parciais, apontam que os pibidianos reconhecem a profissão docente e suas diversas formas de trabalhar em diferentes espaços com os educandos, o que contribui para a formação profissional desses futuros professores. Das considerações podemos apontar que o PIBID oportuniza o contato com a escola na relação teoria e prática a partir dos primeiros períodos de formação o que representa formação continuada e melhoria na qualidade de ensino.