SILVA, Fernanda Scaciota Simoes Da. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102964>. Acesso em: 22/11/2024 10:41
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico-descritivo, que envolva elementos comparativos sobre duas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação, uma no Brasil, o PIBID e outra nos USA, as Charter schools. As reformas educacionais ocorridas na década de 1990 e que tiveram como marco a Conferência Mundial para Todos, realizada na Tailândia no início da década, com a qual foram firmados acordos entre todos os países participantes, colocaram a educação na agenda das discussões, e sob a orientação de organismos internacionais, e pensar em políticas públicas que busquem proporcionar avanços na qualidade da educação desafio de vários países e principalmente, indicativo de qualidade propostos por órgãos internacionais. Tanto no Brasil como nos USA, pensando na dinamicidade e na realidade dos contextos educacionais, nos quais o processo de avaliação na educação básica leva o coletivo educacional a reflexões, a busca da melhoria do ensino tornou-se então demanda prioritária, uma: “reflexão não pelas semelhanças, mas pelas diferenças, [...] não pretendendo transpor modelos de um pais a outro (Grifo nosso).” (FRANCO, 2000, p.199)