DAMASCENO, Maria Luzinete Da Conceição et al.. O lúdico como uma forma de aprendizagem. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104745>. Acesso em: 22/11/2024 01:05
De certo, após pesquisas realizadas com a finalidade de atender a demanda da atividade proposta, ficou evidente a importância do brincar no processo ensino-aprendizagem, pois, a brincadeira se configura como uma etapa fundamental na vida de uma criança, é através dela que a criança desenvolve funções psicológicas como atenção, memória, o desenvolvimento daprópria personalidade e autonomia, além de aguçar a curiosidade, interpretação do mundo ao seu redor. Dessa forma, a brincadeira possibilita o processo de construção intelectual, tornando perceptível um melhor desenvolvimento na assimilação dos conteúdos e socialização entre as crianças. A atividade lúdica realizada nos possibilitou reconhece-la como um instrumento extraordinário para o processo de ensino-aprendizagem no processo de desenvolvimento das crianças. Ademais vale ressaltar a importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), no início da nossa formação acadêmica, visto que o mesmo nos proporciona experiências incríveis de vivencias em sala de aula, que poderemos aplicar na pratica o que aprendemos ao longo do curso, experiências essas que enriquecem demais nossa prática pedagógica aliando assim teoria e prática em uma perfeita sintonia com o objetivo de melhorar a qualidade do processo educativo .