Este trabalho trata-se de um relato de experiência de monitoria na disciplina de Química Orgânica II com a utilização de um experimento como estratégia pedagógica na aprendizagem dos conteúdos abordados. Participaram dessa experiência vinte e três estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Utilizou-se o Google Forms para elaborar questionários, tanto de sondagem sobre o conhecimento de assuntos de disciplinas cursadas anteriormente, como, para avaliar a aula prática elaborada e aplicada. Diante do questionário de sondagem aplicado, observou-se como resultado que apesar de os estudantes terem indicado certa dificuldade em entender determinados conteúdos, ainda assim obtiveram resultados positivos com a inserção da aula experimental, o que pode indicar que os experimentos auxiliam na assimilação dos conteúdos, relacionando a teoria com a prática e revisando conteúdos vistos anteriormente, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Concluindo, neste relato verificou-se a uma ótima interação dos estudantes na atividade desenvolvida, com grande participação e busca pelo conhecimento.