Uma recente diretriz curricular nacional para a extensão na Educação Superior brasileira estabeleceu que, a partir de 2022, todos os cursos de graduação ofertados em nosso país devem considerar em suas matrizes curriculares pelo menos 10% da carga horária total em atividades de caráter extensionista. A natureza dessas atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos discentes devem lhe dar um perfil de protagonismo em sua execução. Esta modificação curricular tem como perspectiva a melhoria da formação nos cursos de graduação, aproximando-a da sociedade que demanda pela atuação de profissionais de diferentes áreas. Neste trabalho, descrevemos algumas contribuições do Pibid do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ na consolidação da curricularização da extensão. Podemos observar que, no âmbito das licenciaturas, programas de iniciação à docência têm um grande potencial para melhorar a qualidade de produtos educacionais desenvolvidos em disciplinas do núcleo de Prática como Componente Curricular e de propiciarem experiências concretas de aplicação dos mesmos em escolas públicas de Educação Básica, enriquecendo o conhecimento profissional docente construído pelos licenciandos.