Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS UNIVATES COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104182
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1773
    "inscrito_id" => 5858
    "titulo" => "A COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS UNIVATES COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O ensino de zoologia enfrenta uma série de desafios, muitos dos quais estão relacionados à abordagem tradicionalmente baseada na memorização de fatos e informações. No entanto, a Base Nacional Comum Curricular destaca a importância de uma abordagem investigativa e prática no ensino, o que é particularmente relevante para o campo da zoologia. Uma abordagem inovadora que tem se mostrado eficaz é o uso de coleções didáticas. Essas coleções oferecem recursos valiosos para o ensino, permitindo que os estudantes tenham uma interação prática com espécimes reais. Isso vai muito além da simples memorização de nomes de animais e características, permitindo que os alunos explorem a diversidade ecológica e morfológica da fauna de forma concreta. Assim, ao longo de 2023, foram realizadas uma série de atividades educativas em escolas da região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, que tiveram como objetivo principal apresentar as espécies de animais nativas, sua relevância para o ecossistema regional, as ameaças que enfrentam e as medidas de conservação necessárias. Em todas as aulas foram realizadas práticas, utilizando a coleção didática de zoologia do Museu de Ciências Univates. Essa abordagem não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também promoveu a conscientização ambiental, visto que, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com espécimes reais, desenvolvendo assim, um respeito genuíno pela fauna e pelo meio ambiente. Abordagens como essa, são fundamentais para preparar os estudantes para um futuro sustentável, onde a preservação da biodiversidade e o respeito pelo meio ambiente desempenham papéis essenciais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5858_TB1773_17112023092506.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHIAS HOFSTÄTTER"
    "autor_nome_curto" => "MATHIAS"
    "autor_email" => "mathias.hofstatter@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104182
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1773
    "inscrito_id" => 5858
    "titulo" => "A COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS UNIVATES COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O ensino de zoologia enfrenta uma série de desafios, muitos dos quais estão relacionados à abordagem tradicionalmente baseada na memorização de fatos e informações. No entanto, a Base Nacional Comum Curricular destaca a importância de uma abordagem investigativa e prática no ensino, o que é particularmente relevante para o campo da zoologia. Uma abordagem inovadora que tem se mostrado eficaz é o uso de coleções didáticas. Essas coleções oferecem recursos valiosos para o ensino, permitindo que os estudantes tenham uma interação prática com espécimes reais. Isso vai muito além da simples memorização de nomes de animais e características, permitindo que os alunos explorem a diversidade ecológica e morfológica da fauna de forma concreta. Assim, ao longo de 2023, foram realizadas uma série de atividades educativas em escolas da região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, que tiveram como objetivo principal apresentar as espécies de animais nativas, sua relevância para o ecossistema regional, as ameaças que enfrentam e as medidas de conservação necessárias. Em todas as aulas foram realizadas práticas, utilizando a coleção didática de zoologia do Museu de Ciências Univates. Essa abordagem não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também promoveu a conscientização ambiental, visto que, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com espécimes reais, desenvolvendo assim, um respeito genuíno pela fauna e pelo meio ambiente. Abordagens como essa, são fundamentais para preparar os estudantes para um futuro sustentável, onde a preservação da biodiversidade e o respeito pelo meio ambiente desempenham papéis essenciais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5858_TB1773_17112023092506.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHIAS HOFSTÄTTER"
    "autor_nome_curto" => "MATHIAS"
    "autor_email" => "mathias.hofstatter@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O ensino de zoologia enfrenta uma série de desafios, muitos dos quais estão relacionados à abordagem tradicionalmente baseada na memorização de fatos e informações. No entanto, a Base Nacional Comum Curricular destaca a importância de uma abordagem investigativa e prática no ensino, o que é particularmente relevante para o campo da zoologia. Uma abordagem inovadora que tem se mostrado eficaz é o uso de coleções didáticas. Essas coleções oferecem recursos valiosos para o ensino, permitindo que os estudantes tenham uma interação prática com espécimes reais. Isso vai muito além da simples memorização de nomes de animais e características, permitindo que os alunos explorem a diversidade ecológica e morfológica da fauna de forma concreta. Assim, ao longo de 2023, foram realizadas uma série de atividades educativas em escolas da região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, que tiveram como objetivo principal apresentar as espécies de animais nativas, sua relevância para o ecossistema regional, as ameaças que enfrentam e as medidas de conservação necessárias. Em todas as aulas foram realizadas práticas, utilizando a coleção didática de zoologia do Museu de Ciências Univates. Essa abordagem não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também promoveu a conscientização ambiental, visto que, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com espécimes reais, desenvolvendo assim, um respeito genuíno pela fauna e pelo meio ambiente. Abordagens como essa, são fundamentais para preparar os estudantes para um futuro sustentável, onde a preservação da biodiversidade e o respeito pelo meio ambiente desempenham papéis essenciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.