Este relato emerge do contexto de ações do subprojeto Metodologias Ativas para o ensino de Matemática em contexto amazônico, do PIBID – Matemática da Universidade do Estado do Pará – Campus de São Miguel do Guamá. Trazemos o relato de uma intervenção pedagógica em uma escola do Ensino Médio no município de São Miguel do Guamá/Pa. Na realidade encontrada em sala de aula durante o estágio de observação percebemos o quanto os alunos sentem dificuldades de compreender os conteúdos durante as aulas e principalmente apresentam muita dificuldade na hora de aplicar as operações básicas da matemática. Apresentamos o uso de jogos como uma Metodologia Ativa no ensino do conteúdo matemático, com intuito de melhorar a interação e aproximação dos alunos com a disciplina de Matemática. Como modalidade de pesquisa qualitativa usamos a pesquisa de campo, onde tivemos contato com os alunos durante o estágio de observação e a pesquisa-ação quando voltamos e aplicamos a proposta de intervenção pedagógica fazendo uso dos jogos: Dominó da Multiplicação, Ábaco e a Tabela da Adivinhação. A partir desse material produzido e aplicado reforçamos que o papel do professor trará grandes significados para os alunos, sejam eles positivos ou negativos. Nos resultados e discussões apresentamos alguns registros do dia da aplicação do projeto desenvolvido na escola e ressaltamos a importância dos jogos matemáticos como instrumento de ensino aprendizagem no Ensino Médio.