O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência pedagógica utilizando experimentos de baixo custo para o estudo dos movimentos e do conceito de velocidade média, na disciplina de Física. Foi realizado um experimento que envolvia a observação da queda de dominós, com alunos do primeiro ano do ensino médio, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Pensando em um viés de uma educação mais problematizadora, a atividade foi pensada visando apresentar aos alunos aplicações da cinemática, através de atividades práticas, que proporcionem a visualização dos seus principais conceitos, como os tipos de movimento e o cálculo da velocidade média. A primeira parte do estudo consistia em calcular a velocidade média de queda dos dominós e a segunda consistia na comparação entre as velocidades médias obtidas para os diferentes trechos e a dedução do tipo de movimento envolvido na queda dos dominós. A partir da realização da atividade, foi possível perceber que os estudantes compreenderam melhor os conceitos da cinemática, comparado com as turmas que tiveram contato com esses conceitos apenas de forma expositiva. Trata-se, portanto, de um experimento interessante que tem um bom potencial de ajudar os alunos a compreender os conceitos de Física de uma maneira prática e visualmente atraente, colocando-os em uma posição ativa na construção do conhecimento.