Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA NO IFPI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102748
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 3661
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA NO IFPI"
    "resumo" => "Neste estudo, investigou-se o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na permanência de estudantes nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Piauí (IFPI), com base teórica de autores como Tardif, Novoa, dentre outros. Usando uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, aplicamos questionários por meio eletrônicos aos bolsistas do PIBID dos Campus do IFPI. Os resultados indicam que o valor das bolsas, a experiência prática e a influência na percepção da carreira docente, tem um papel positivo na decisão dos estudantes de continuarem suas licenciaturas. Essas descobertas enfatizam o PIBID como um estímulo financeiro e componente formativo significativo, destacando sua importância na formação de futuros professores e na construção de uma base sólida para a continuidade de seus estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3661_TB112_14112023133247.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariavitoriacs654@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102748
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 3661
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA NO IFPI"
    "resumo" => "Neste estudo, investigou-se o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na permanência de estudantes nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Piauí (IFPI), com base teórica de autores como Tardif, Novoa, dentre outros. Usando uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, aplicamos questionários por meio eletrônicos aos bolsistas do PIBID dos Campus do IFPI. Os resultados indicam que o valor das bolsas, a experiência prática e a influência na percepção da carreira docente, tem um papel positivo na decisão dos estudantes de continuarem suas licenciaturas. Essas descobertas enfatizam o PIBID como um estímulo financeiro e componente formativo significativo, destacando sua importância na formação de futuros professores e na construção de uma base sólida para a continuidade de seus estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3661_TB112_14112023133247.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariavitoriacs654@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste estudo, investigou-se o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na permanência de estudantes nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Piauí (IFPI), com base teórica de autores como Tardif, Novoa, dentre outros. Usando uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, aplicamos questionários por meio eletrônicos aos bolsistas do PIBID dos Campus do IFPI. Os resultados indicam que o valor das bolsas, a experiência prática e a influência na percepção da carreira docente, tem um papel positivo na decisão dos estudantes de continuarem suas licenciaturas. Essas descobertas enfatizam o PIBID como um estímulo financeiro e componente formativo significativo, destacando sua importância na formação de futuros professores e na construção de uma base sólida para a continuidade de seus estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.