O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada pelas residentes em questão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), Subprojeto de Língua Portuguesa. A experiência relatada ocorreu na Escola Estadual José Ferreira da Costa, no município de Rafael Fernandes/RN, acerca da atividade de leitura que possibilitou um diálogo das turmas de 7º e 8º anos da escola citada com os autores dos livros literários utilizados no primeiro bimestre do ano de 2023. A conversa ocorreu por intermédio da plataforma de videoconferência Google Meet e foi mediada pelos alunos das próprias classes, que organizaram perguntas para dar segmento às entrevistas. Para a escrita deste trabalho, o aporte teórico foram Cafiero (2010), Santos (2021) e Silveira e Castilho (2019), acerca do estudo da literatura em sala de aula. Essa atividade possibilitou um posicionamento mais ativo dos alunos frente aos materiais estudados, gerando um entrosamento entre os alunos e as obras pautado na curiosidade que o diálogo com os escritores proporcionou. Desse modo, a atividade organizada pelas residentes se mostrou exitosa frente ao processo de formação de leitores, com genuínos hábitos de leitura, demonstrando a eficácia de uma metodologia que faça o discente ser protagonista.