Analisando o cenário atual da prática pedagógica de ensino, é notório que os esportes, jogos, lutas e conteúdos que abrangem a educação física escolar sejam grandes ferramentas de relevância social e cultural, além de serem empregados para uma formação de qualidade e inclusiva no âmbito escolar. Assim, o presente relato apresenta experiências e vivências que foram desenvolvidas durante o programa formativo de bolsas de iniciação à docência (PIBID), pelos discentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/CAPF no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte (IFRN), Campus de Pau dos Ferros-RN, apresentada como instituição de ensino médio e superior. Além disso, essa abordagem trata-se das atividades realizadas na disciplina de educação física. Com isso, objetiva-se fomentar a cultura corporal do movimento, através das dimensões educacionais conceituais, procedimentais e atitudinais proporcionadas durante as aulas de educação física. Além disto, se fizeram necessários os estímulos de valores presentes na educação, como a cooperação, socialização, ética e participação para o alcance dos objetivos nas modalidades que foram apresentadas. Dessa forma, nota-se que a disciplina impacta positivamente a formação desses sujeitos durante esse processo de ensino-aprendizagem.