O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite a inserção deles no cotidiano de uma escola da rede pública de educação básica. Uma vez na semana os participantes do PIBID discutem o documento referência para o ensino no município de Criciúma. A questão norteadora é: Quais as contribuições que foram proporcionadas aos acadêmicos do PIBID pela discussão das diretrizes curriculares de Criciúma para o ensino de Matemática? O currículo de Matemática no referido documento está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural. Para os participantes do PIBID, as discussões das diretrizes curriculares (documento) possibilitaram a compreensão de que o conhecimento matemático é construído ao longo do tempo e decorre de uma necessidade que será proporcionada aos estudantes. Além disso, foi identificado que as relações entre grandezas (comprimento, área, volume, massa, deslocamento, entre outras) são responsáveis por gerar os conceitos matemáticos escolares. Com as discussões realizadas com base no referido documento, foi verificado que é possível realizar um ensino diferente de Matemática com o foco para que ocorra a aprendizagem dos estudantes, de modo que eles realizem investigações, bem como, identifiquem a origem e o desenvolvimento dos conceitos.